Curiosities

Conteúdo de divulgação sobre curiosidades e aspetos biológicos das principais pragas urbanas.

Mylva curiosities - EP3
Quanto pode comer uma larva de mosca doméstica?

Nos seus primeiros dias de vida, e em condições ótimas de temperatura e umidade, as larvas de mosca doméstica podem chegar a consumir de 2 a 5 vezes o seu próprio peso corporal por dia. Essa grande voracidade está relacionada a uma alta taxa metabólica e pode provocar um aumento da temperatura na área de desenvolvimento larval. Por exemplo, em uma região onde a temperatura ambiente é de 25–30°C, podemos encontrar temperaturas de até 35–45°C no interior do recipiente onde estão as larvas. Entre a imagem 1 e a imagem 4 passaram-se menos de 10 minutos, tempo suficiente para que as larvas cobrissem completamente o alimento oferecido.

Mylva curiosities - EP2
Substâncias antimicrobianas – larvas de mosca

Você sabia que as larvas de mosca liberam substâncias antimicrobianas e antifúngicas enquanto se alimentam?

Essas substâncias, juntamente com as enzimas digestivas que também são liberadas, ajudam na decomposição do alimento e inibem o crescimento de bactérias patogênicas e fungos que poderiam ser prejudiciais para elas. Essa característica as torna viáveis para a terapia larval, na qual larvas, principalmente de Lucilia sericata, são utilizadas para limpar feridas, pois eliminam o tecido morto sem afetar o tecido saudável. Na imagem podemos ver a comparação entre dois recipientes: um com larvas de mosca doméstica e sem crescimento fúngico, e outro sem larvas, mas com crescimento de fungos.

Mylva curiosities - EP1
Quem Está Sugando Meu Sangue?

Você sabia que os percevejos de cama precisam se alimentar de sangue para realizar cada processo de muda? Eles passam por 5 fases nimfais antes de chegar à fase adulta. Depois disso, continuam sugando sangue durante toda a vida.
Você sabia que os percevejos picam várias vezes antes de encontrar o melhor capilar de onde se alimentar? Assim que encontram, permanecem sugando sangue por 5-10 minutos até ficarem completamente cheios.